Home Page

Tema 12 - As Olimpíadas no Brasil: Qual a sua visão?

Queridos leitores do cogito,

Desde sua criação, há mais de 2.700 a.C, os Jogos Olímpicos assumiram um papel fundamental na vida dos gregos. Para se ter uma idéia, as competições eram capazes de interromper as guerras entre as cidades, num ritual conhecido por “trégua sagrada”.
Posteriormente, após a tentativa do francês Barão de Coubertin em reviver o espírito das primeiras competições, os Jogos Olímpicos passaram a ser um evento globalizado e de grande importância em todo o mundo. Um exemplo disso é sua própria bandeira, que representa a união dos cinco continentes. Quando foram celebrados os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, se pretendia apenas realizar um evento que reunisse algumas centenas de pessoas que praticavam o esporte como atividade de tempo. Mal sabia o Barão de Coubertin que a competição iria se transformar em um dos principais eventos culturais do planeta, ultrapassando, sem dúvida, os limites do esporte.
A notoriedade dos Jogos Olímpicos, criada tanto pelo seu caráter simbólico quanto pela sua dimensão material, fez com que o evento se transformasse em palco de diversas manifestações políticas ao longo do século XX. Alguns exemplos: Nas Olimpíadas de Berlim em 1936, Adolf Hitler se recusou a reconhecer as vitórias do atleta norte-americano negro Jesse Owens; nas Olimpíadas de Munique (1972), um atentado de um grupo terrorista palestino matou 11 atletas de Israel; os Estados Unidos se recusaram a participar dos Jogos de Moscou (1980), e a URSS, das Olimpíadas de Los Angeles (1984), em um claro contexto da Guerra Fria.
Os Jogos Olímpicos podem proporcionar um significativo avanço econômico para a cidade e o país-sede do evento. Embora o fato de se candidatar ao mega-evento exija uma série de responsabilidades, principalmente em relação à infra-estrutura das cidades - candidatas, os benefícios econômicos gerados pelos jogos são bem maiores do que os próprios investimentos para sua realização.
A projeção da cidade e do país-sede do evento é tamanha, que é capaz de provocar profundas e permanentes mudanças socioeconômicas positivas. A atração de turistas de diversas partes do mundo faz com que melhorias estruturais permanentes sejam feitas, como rede de transporte, moradia e instalações esportivas. Sem contar nos inúmeros novos postos de trabalho que são gerados direta ou indiretamente através do evento.
Questões para Reflexão
  1. Pesquise sobre a importância econômica, cultural e política dos jogos Olímpicos para as cidades sedes.
  2. Quais as razões fizeram da candidatura “Rio 2016” alvo de crítica por parte dos políticos e economistas no Brasil? Justifique sua resposta.
  3. Aponte aspectos positivos e negativos para a realização dos jogos no Brasil. (mínimo 8 de cada).
  4. A vitória da campanha “Rio 2016” ganhou dimensões continentais, como podemos explicar esta afirmação tendo como ponto de vista os elogios que o Brasil recebeu de países vizinhos como: Argentina, Peru, Venezuela e Chile.
  5. Assista ao vídeo elaborado por Fernando Meirelles (Cidade de Deus) sobre a candidatura do Brasil para os jogos Olímpicos e explique qual a mensagem que o mesmo deseja passar.

Videos do Professor Leandro

Loading...

Pesquisa Histórica e Filosófica