Home Page

Como planejar meu futuro profissional?

“O ano de 2009 já começou e com ela novas preocupações!
Como devo cursar meu ano?
Em qual universidade devo entrar?
Para qual curso devo prestar vestibular?
Como posso tirar boas notas e ao mesmo tempo estudar para o temido vestibular?”

Estas e outras dúvidas são bastante comuns na vida dos estudantes do Ensino Médio e realmente confundem cabeça de qualquer um, afinal para muitos, as primeiras decisões importantes da vida serão tomadas nestes preciosos anos, muitos decidirão suas futuras profissões e vocações, logo, a solução primordial, segundo especialistas, é o planejamento!

Mas afinal, como podemos nos planejar um ano escolar? Como podemos definir nossas prioridades dentro deste curto espaço de tempo? Como organizar um meus cronogramas de estudo?

A questão principal envolve um planejamento escolar a curto, médio e longo prazo।

A CURTO prazo é necessário definir para onde você quer ir? No sentido de saber como aproveitar integralmente seu período de Ensino Médio. Todo percurso precisa de um objetivo, não adianta você pegar um transporte sem saber para onde quer ir। Assim como não adianta adentrar ao Ensino Médio sem saber qual o rumo você quer tomar na sua vida! O ciclo do Ensino Médio visa proporcionar ao estudante uma formação cientifica que lhe integrará ao mundo conhecimentos e conseqüentemente ao vestibular, paralelo aos estudos científicos caminha a formação sócio-transformadora, onde o educando já começará a agir como cidadão dotado de direitos e deveres। Esta etapa precisa ser definida individualmente, ou seja, ninguém pode decidir por você, aproveite o máximo todos os ciclos e disciplinas do Ensino Médio, infelizmente muitos alunos só percebem a importância quando terminam o ciclo e depois, para compensar o erro, precisam fazer um novos investimentos em cursos "cursinhos", que acabam gerando mais despesas e um atraso na entrado do educando no mercado de trabalho, tão competitivo. Ou seja, decida-se agora: QUERO APROVEITAR O MÁXIMO DO MEU ENSINO MÉDIO!

A MÉDIO prazo é necessário fazer sempre exames de aptidão, é necessário um autoconhecimento, você precisa verificar quais são suas maiores facilidades, por exemplo, um aluno que não possui um bom raciocínio lógico matemático, terá grandes dificuldades nas áreas que envolvem números, logo partir para outra área seria um caminho mais seguro. Porém este processo não pode ser definido do dia para o noite, denotará tempo e paciência, não é porque você foi mal na prova de Matemática, que sua carreira de Engenheiro foi por água abaixo, sem desespero, com planejamento, o tempo será seu grande aliado! Ou seja, não deixe para definir a área que vai prestar no último ano do Ensino Médio, defina: EU QUERO E PRECISO SABER PARA ONDE VOU!


A LONGO prazo você precisa definir para qual curso você vai prestar vestibular, infelizmente muitos alunos chegam o último ano do Ensino Médio, sem saber nada sobre isso, ou seja, não possuem informações mínimas para adentrar a determinadas áreas, pesquise sobre a Universidade, verifique a grade curricular, verifique se o curso possui registro no MEC, verifique se na grade a maioria dos professores são mestres ou doutores, as opções de interação acadêmica, etc, estes quesitos são até mais importantes do que o valor da mensalidade ou a distância do campi da Universidade. Porém não deixe de verificar quais as perspectivas profissionais sua área escolhida lhe proporcionará ao término do curso, um dado interessante seria verificar a questão das parcerias que a Universidade dispõe para estagiários. Ou seja, decida-se e defina: EU VOU PRESTAR VESTIBULAR E VOU PASSAR!


Tenham um excelente ano letivo!

Planejem suas aividades e confiem no seu potencial

Prof. Leandro Andrade da Rocha

Pesquisa Histórica e Filosófica