Home Page

Tema de Setembro - Um olhar diferente sobre a Independência do Brasil

Prezados Historiadores,



Sempre no mês de Setembro ressurge no imaginário dos brasileiros o célebre momento histórico do grito de dom Pedro às margens do rio Ipiranga e com este fato surge também o quadro pintado por Pedro Américo para representar este momento decisivo, em que Brasil se separava de Portugal oficialmente. Nesta atividade mensal analisaremos o famoso quadro pintando em 1888 e as mais variadas questões que estão relacionadas ao mesmo.

Vamos observar a imagem abaixo:



1) Após a visualização da imagem aponte detalhadamente as características do quadro (posições das pessoas, personagens).


2) Muitos historiadores questionam a veracidade do quadro, aliás, o próprio Pedro Américo, já havia escrito sobre o assunto um livreto, chamado "Algumas Palavras acerca do Fato Histórico e do Quadro que o Comemora". Nele, o artista afirma que "a realidade inspira, e não escraviza o pintor", justificando sua imaginação criadora. Observando as orientações abaixo responda:


a) Por que as vestimentas e os cavalos são questionados pelos historiadores? Justifique sua resposta.


b) Por que alguns historiadores negam que Dom Pedro estivesse com uma grande disposição física? Relacionando este fato a uma possível disfunção intestinal adquirida anteriormente. Existe verdade histórica nesta afirmação? Como podemos provar?


c) Por que é questionada a existência do Riacho do Ipiranga e da Casa do Grito? Existe algum falseamento nestes dados? Qual a verdade histórica?


d) Artistas contemporâneos afirmam que o pintor Pedro América aparece no quadro. Onde ele estaria localizado? Por quais razões ele se pintou?


e) Existiam interesses políticos que podem ter influenciados na pintura do quadro? Onde foi pintado?


f) No início do período republicano acusaram Pedro Américo de plágio, pois a estrutura do seu quadro seria muito semelhante ao quadro “1807, Friedland” de Ernest Messonier. Esta acusação é verdadeira? Compare as duas pinturas e conclua pelo ponto de vista crítico da história.

Um ótima pesquisa para todos
IC XC NI KA
Prof. Leandro Andrade da Rocha

Pesquisa Histórica e Filosófica