Home Page

Tema de Novembro: Eu tenho um sonho (Martin Luther King)

Queridos alunos,

Neste último Jovem Crítico, analisaremos a marcha de Washington de 28 de agosto de 1963. Num dos mais célebres momentos da luta pelos direitos civis, nos EUA, o posteriormente agraciado com o Nobel da Paz (em 1964), Martin Luther King Jr, fez um dos mais memoráveis discursos já vistos. Uma das grandes personalidades do século XX, ele organizou e liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Vamos analisar os vídeos com atenção
Parte 1
Parte 2

Questionário sobre os vídeos
1.     Os vídeos acima demostram o famoso discurso do Pastor Rev. Martin Luther King, ganhador do prêmio Nobel da Paz em 1964. Qual o contexto histórico deste famoso discurso? Qual o seu objetivo dentro da história estadunidense e mundial? Justifique sua resposta.
2.     O discurso começa com uma retratação da história da discriminação racial nos EUA, ele cita: Constituição, Abraham Lincoln e a Prosperidade Americana. Qual a relação destes três temas com o contexto histórico da época?
3.     O autor cita diversas vezes que o local da manifestação era “sagrado”. Quais as razões históricas para tal afirmação? Justifique sua resposta.
4.     Qual a relação histórica existente entre o discurso de 1963 de Martin Luther King e o discurso de Mahatma Gandhi para a Independência da Índia? Existem aspectos em comum? Quais? Justifique sua resposta.
5.     Na final da primeira parte e no início da segunda parte do vídeo Martin Luther King faz um levantamento das principais reinvindicações dos negros estadunidenses. Quais foram os aspectos apontados no discurso? Explique-os brevemente.  
6.     O tema do discurso “Eu tenho um sonho” (I have a Dream), é levado ao máximo quando Martin Luther King fala “o sofrimento não merecido é redentor”. Como podemos interpretar esta afirmação do reverendo? Quais as soluçoes apontadas a partir deste trecho do vídeo?  

Pesquisa Histórica e Filosófica