Neste último Jovem Crítico, analisaremos a marcha de Washington de 28 de
agosto de 1963. Num dos mais célebres momentos da luta pelos direitos civis, nos
EUA, o posteriormente agraciado com o Nobel da Paz (em 1964), Martin Luther
King Jr, fez um dos mais memoráveis discursos já vistos. Uma das grandes
personalidades do século XX, ele organizou e liderou marchas a fim de conseguir
o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e
outros direitos civis básicos, através de uma campanha de não-violência e de
amor para com o próximo. Vamos analisar os vídeos com atenção:
Parte 1
Parte 2
Questionário
sobre os vídeos
1. Os
vídeos acima demostram o famoso discurso do Pastor Rev. Martin Luther King, ganhador
do prêmio Nobel da Paz em 1964. Qual o contexto histórico deste famoso
discurso? Qual o seu objetivo dentro da história estadunidense e mundial?
Justifique sua resposta.
2. O
discurso começa com uma retratação da história da discriminação racial nos EUA,
ele cita: Constituição, Abraham Lincoln e a Prosperidade Americana. Qual a
relação destes três temas com o contexto histórico da época?
3. O
autor cita diversas vezes que o local da manifestação era “sagrado”.
Quais as razões históricas para tal afirmação? Justifique sua resposta.
4. Qual
a relação histórica existente entre o discurso de 1963 de Martin Luther King e
o discurso de Mahatma Gandhi para a Independência da Índia? Existem aspectos em comum? Quais? Justifique sua resposta.
5. Na
final da primeira parte e no início da segunda parte do vídeo Martin Luther
King faz um levantamento das principais reinvindicações dos negros
estadunidenses. Quais foram os aspectos apontados no discurso? Explique-os
brevemente.
6. O
tema do discurso “Eu tenho um sonho” (I have a Dream), é levado ao máximo
quando Martin Luther King fala “o sofrimento não merecido é redentor”. Como
podemos interpretar esta afirmação do reverendo? Quais as soluçoes apontadas a partir deste trecho do vídeo?