Home Page

Atividades Múltiplas - Especiais e Direcionadas

Alunos do 3º EMA

Clique neste link: (http://br.youtube.com/watch?v=oXGDlMMOEWg)
A música Cálice foi considerada subversiva pelos orgãos da ditadura militar, por isso mesmo sendo cantada com a letra modificada foi durante criticada até o microfone do Chico Buarque foi desligado. Analise a letra desta canção partindo do pressuposto do período da Ditadura Militar Brasileira. Em seguida escreva uma carta protesto tendo como base a referida apresentação.



  • Demais alunos – (9º ao 2 ºEMA) – Estamos na terceira fase do projeto “Pensar Jovem”. Na primeira fase respondemos um questionário sobre as virtudes “Verdade e Honestidade”. Na segunda fase observamos a questão dos resultados. Nesta terceira é ultima fase elaboraremos as “Fábulas Modernas”.


  • Como fazer as fábulas?
    Um dos meios historicamente utilizados para transmissão e fixação de virtudes, costumes, valores morais e éticos é a fábula. Todos conhecem a fábula A Cigarra e a Formiga, os clássicos infantis dos Irmãos Grimm, as fábulas de Esopo, as histórias de Disney, entre outras narrativas desse tipo. Pois bem, na terceira etapa do projeto, a criatividade deverá ser posta em ação. Os(as) alunos(as) deverão criar uma nova fábula que aborde as virtude(s) “Verdade e Honestidade”. Essa narrativa deverá ser uma fábula moderna, que se desenvolva, portanto, na realidade atual.
    A fábula não poderá ser longa (aproximadamente uma página em fonte Arial 12 em papel A4), deverá se passar nos dias atuais e ter elementos de magia e fantasia (dentro da realidade da modernidade). Também será importante que ela possua um toque de sensibilidade ao transmitir a importância da(s) virtude(s).


Link “Projeto Pensar Jovem” (não se esqueça de colocar seu login e senha):
http://www.educacional.com.br/cp/projetos/2008/pensarjovem


As fábulas produzidas serão enviadas para o e-mail do Professor Leandro
(leoandraderocha@hotmail.com) no máximo até o dia 04/11/2008.

Atenciosamente

Prof. Leandro Andrade da Rocha
Final de Semana – Feriado de Finados e Festa de Todos os Santos

Pesquisa Histórica e Filosófica