Home Page

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA - PARTE II

Companheiros pensadores,
Pax Semper,


Um ano depois do impacto causado pelas guitarras nas canções “Alegria, alegria” (Caetano) e “Domingo no parque” (Gil), apresentadas no III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, Caetano Veloso e Gilberto Gil voltaram a surpreender o público no III FIC, Festival Internacional da Canção, promovido pela Rede Globo. Caetano, acompanhado pelos Mutantes, defendeu “É proibido proibir”. Analise a letra abaixo e reescreva-a apontando os principais aspectos históricos. Em seguida escreva uma resenha sobre o período da Ditadura Militar no Brasil.



É proibido proibir



A mãe da virgem diz que não E o anúncio da televisão escrito no portão


E o maestro ergueu o dedo e além da porta


Ao porteiro, sim e eu digo sim


E eu digo não ao não


Eu digo é proibido proibir


É proibido proibir, é proibido proibir...


Me dê um beijo meu amor


Eles estão nos esperando


Os automóveis ardem em chamas


Derrubar as prateleiras, as estantes, as estátuas, as vidraças, louças, livros sim


E eu digo sim, e eu digo não ao não


E eu digo é proibido proibir É proibido proibir, é proibido proibir


Caí no areal e na hora ad vertis que


Deus concede aos seus para o intervalo em que


Esteja a alma imersa em sonhos, que são


Deus o que importa o areal, a morte, a desventura


Se com Deus me guardei é o que me sonhei


Que me sonhei que eterno dura é esse que regressarei Me dê um beijo...


Caetano Veloso













Pesquisa Histórica e Filosófica