Home Page

Semana 05 (06.04 a 10.04) - COPÉRNICO - Sobre a esfericidade da Terra e do Universo.

A Terra também é esférica porque se apóia em todas as direções no seu próprio centro, embora a totalidade da curva não se veja toda do mesmo lado, pela considerável altura dos montes e concavidade dos vales que não fazem, contudo, variar absolutamente nada a sua total esfericidade.

E isto é fato manifesto porque a quem se dirige de qualquer parte que seja para o Norte levanta-se-lhe, pouco a pouco, aquele pólo de rotação diária, enquanto do lado oposto o outro desce na mesma medida, e se vê que muitas estrelas à volta do Pólo Norte nunca deixam de lá estar e que, no Pólo Sul, algumas nunca nascem Assim a Canopo não é visível na Itália, sendo visível no Egito.
Mas a Itália vê a mais afastada estrela do Rio, a qual a nossa região (Polônia), numa zona mais frígida, ignora. Pelo contrário, para aqueles que viajam para o Sul, estes dois astros são visíveis, enquanto são invisíveis os que nós vemos.
Entretanto, também as próprias inclinações dos pólos têm em toda a parte a mesma razão em relação aos espaços da Terra percorridos, e isso não acontece em nenhuma outra figura a não ser a esfera Donde se conclui que também a Terra termina em pólos e por isso é esférica...
Que também as águas repousam na mesma forma é o que os navegadores depreendem, porquanto a Terra que não se avista do navio é geralmente avistada do topo do mastro.
Por outro lado, se fizermos uma luz no todo do mastro os que estão na praia, vêem-na descer lentamente, enquanto o navio se afasta da Terra, até que finalmente se oculta quando chegar ao horizonte, como o Sol quando se põe. Diz-se até que as águas, fluidas por natureza, buscam sempre as mesmas partes mais baixas do que a Terra e não sobe na praia mais do que a convexidade do planeta permite. Por isso é que a Terra deve ser mais elevada onde quer que ela surja do Oceano.
(Trecho da obra de Nicolau Copérnico. As revoluções dos orbes celestes, p. 19-20.)
Atividades Propostas
  1. Pesquise sobre a biografia de Nicolau Copérnico.
  2. Qual a idéia central defendida no texto acima?
  3. Quando Copérnico afirma "Que também as águas repousam na mesma forma é o que os navegadores depreendem, porquanto a Terra que não se avista do navio é geralmente avistada do topo do mastro". Qual a situação ele evidenciou? Justifique sua resposta.
  4. Comente sobre a importância do pensamento Heliocêntrico para as ciências.

Pesquisa Histórica e Filosófica