Home Page

Mensagem de Abertura do Blog - 2008


Queridos professores, alunos, amigos e parceiros estudantes,
Pax et bonum semper

Na Grécia Antiga, no século VI a.C, surgiu uma forma de pensamento que valorizava acima de tudo a “ciência”, ou seja, a comprovação e a repetição de dados sensíveis e prováveis. Antes deste acontecimento tudo era explicado pelo Mito, às diversas civilizações como os Egípcios, Gregos, Mesopotâmicos, Chineses, etc. explicavam sua realidade, cultura e religiosidade pelo caminho da mitologia. Com o nascimento da ciência na Grécia, surge como primeiro fruto a FILOSOFIA e desta honrável ciência surgem diversas outras ciências, entre elas as ciências HISTÓRICAS.

Neste blog discutiremos constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história se relacionaram e relacionam com as áreas da: FILOSOFIA, HISTÓRIA e RELIGIÃO.

Espero ansioso suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva, alvo de nossas aulas ao longo do curso escolar.

Em 2008 a leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Boa navegação e pesquisa
IC XC NI KA
Prof. Leandro Andrade da Rocha

Pesquisa Histórica e Filosófica